Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
Terceiro Grau Indígena é homenageado pela Câmara Municipal de Barra do Bugres
Terceiro Grau Indígena é homenageado pela Câmara Municipal de Barra do Bugres
10/04/2007 18:17:23
por Coordenadoria de Comunicação Social
Projeto de Formação de Professores Indígenas recebe Moção de Aplauso
Projeto de Formação de Professores Indígenas recebe Moção de Aplauso

O Projeto da Unemat Terceiro Grau Indígena será homenageado em sessão solene pela Câmara de Vereadores do Município de Barra do Bugres, hoje (10.04) a partir das 20h00. Neste ato, autoridades do município reconhecem a relevância do projeto de formação de professores indígenas e inicia as celebrações ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, data que também marca os 63 anos de emancipação política da cidade.

O coordenador geral do Terceiro Grau Indígena, Professor Elias Januário, receberá Moção de Aplauso da Câmara dos Vereadores pela contribuição do Projeto para o desenvolvimento do município. Ao guardar características e proposta pioneiras, é referência em ensino superior diferenciado no País. “Essa iniciativa mostra que a Universidade cumpriu o papel social no município, envolvendo toda a comunidade para o desenvolvimento de ações afirmativas para este público”, comemora Januário.

O Projeto tem por objetivo a formação de professores indígenas para o exercício da docência no Ensino Fundamental e Médio. O curso tem estrutura diferenciada, dividido em etapa presencial e intermediária, respeita os diferentes saberes e o tempo dos acadêmicos. As aulas acontecem de forma intensiva no campus da Unemat em Barra do Bugres. Já no tempo intermediário, o acadêmico retorna para sua aldeia, permitindo conciliar o exercício da docência com a formação universitária.

O aluno pode optar pela habilitação em Línguas, Artes e Literatura; Ciências Matemáticas e da Natureza; Ciências Sociais. Implantado em 2001, a primeira turma do projeto formou em julho de 2006. Ao todo, 186 professores pertencentes a 180 etnias de Mato Grosso e 14 etnias de outros estados receberam o diploma. Em janeiro de 2005, teve início a segunda turma de graduação e foi aberta uma turma de pós-graduação para os acadêmicos egressos.

O coordenador administrativo, Fernado Selleri, ressaltou que além da relevância social o Projeto movimenta a economia da cidade, possibilitado pelos próprios acadêmicos e por recursos oriundos de agências de fomento e parcerias firmadas entre Unemat, Seduc, Secitec, Funai e Prefeitura de Barra do Bugres, além de Ministérios da Educação e Cultura.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Foto: Elaine Tortorelli

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada